Sobre nós

Nossa história
Nossa história

A produção se iniciou e vem se reinventando através do tempo e vai além do que a memória pode contar. Imigrantes italianos buscando dignidade na América, vieram para o Brasil e escolheram a região das Matas de Minas como lugar e a Cafeitultura como meio de sobrevivência.

Acreditamos que são nobres todos os motivos pelos quais os nossos antepassados lutaram e por isso, jamais abandonaremos a produção do café.

A propriedade
A propriedade

A propriedade denominada Sítio água limpa foi adquirida em 2003, em uma corajosa transação feita por Maria Elena de Souza Ribeiro. Localizada em Vieiras - Minas Gerais, na comunidade da Água Limpa está entre 671 e 775 metros acima do nível do mar. Possui uma área total de 70 mil metros quadrados, dos quais 11 mil metros quadrados estão sendo cultivados a variedade Acauã, 8 mil metros abrigam a variedade Catuaí, sendo amarelo e vermelho, e mais recentemente 25 mil metros receberam a implatação da variedade 785 amarelo e 785 vermelho.

Onde estamos
Onde estamos

A exata localização geográfica é a coordenada -20.877936, -42.253402 estando em um microclima muito favorável ao desenvolvimento dos grãos de café.

Nossa proposta
Nossa proposta

Desenvolver café de excelência para todos os apreciadores de uma bebida superior, levando em consideração fatores importantes para uma produção moderna, respeitando a sociedade e o meio ambiente, buscando o equilíbrio em todas as nossas atividades, perseguir diariamente as mais modernas técnicas de produção e processamento para oferecer os melhores grãos para os mais exigentes gostos.

Nossos métodos
Nossos métodos

Nossos cafés especiais passam por métodos diferentes e cada um resulta em uma experiência sensorial diferente. O método de secagem natural o cereja descascado e a fermentação anaeróbica são os praticados atualmente e todos os métodos são feitos em terreiro suspenso e com grãos selecionados manualmente, o que garante a seleção dos melhores grãos.

Método Honey
Método Honey

Conhecido também como Cereja descascado, no método Honey o grão do café é selecionado manualmente, descascado e levado ao terreiro suspenso para secar juntamente com a mucilagem, que é a camada rica em açúcares naturais do café e as cascas. o resultado na xícara quando se utiliza esse processo são cafés complexos e doces.

Secagem natural
Secagem natural

O grão do café é selecionado manualmente e levado ao terreiro suspenso para secar naturalmente com a casca, esse processo faz com que os grãos não gerem uma fermentação indesejada já que há insolação e ventilação. O sabor gerado nesses cafés são suaves e mais característicos da variedade.

Fermentação anaeróbica
Fermentação anaeróbica

Os grãos de café passam por um processo de lavagem e posteriormente são colocados em um tambor selado hermeticamente, sem ter contato com oxigênio durante vários dias ocorre uma fermentação que realça todas as características naturais do café, gerando experiências sensoriais intensas e cafés de alta complexidade de sabor.